fbpx

A Evolução do Perfil do Franqueado

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Fique por dentro de Tudo que acontece no GSPP

Já foi o tempo que o “homem de negócio” bem-sucedido, comprava uma franquia para presentear a sua esposa ou seu filho que estava em dúvida do que fazer profissionalmente.

Outro perfil corriqueiro de franqueados, principalmente nos anos 90, eram casais aposentados, ex-executivos desligados de empresas ou ex-assalariados de cargos governamentais também desligados, muitos deles através de programas de demissões voluntárias que almejavam com a franquia uma renda complementar.

Em todos os casos citados acima, o envolvimento nos negócios era mínimo e o nível de conhecimento em business nem se fala.

Os franqueadores da época preocupavam-se tão somente, com o valor disponível pelo franqueado para investimento na franquia e por vezes com o ponto comercial adequado.

Assim, os resultados não poderiam ser diferentes, o que levou inúmeras operações a obterem insucesso no segmento.

Com a evolução e o amadurecimento do mercado de franquia, principalmente após a implantação da lei 8.955/94, que regulamentou o setor, percebe-se nitidamente a mudança de cultura e posicionamento tanto dos franqueadores na escolha de seus franqueados, tanto dos franqueados ao decidirem por ingressar no ramo da franquia.

O franqueado atual é mais qualificado e age muito mais com a razão do que com a emoção.

Ele busca informação e aprendizado através de revistas especializadas, livros, mídias sociais, cursos e palestras voltadas para o setor; tem visão a longo prazo, sabe seus direitos e deveres, preocupa-se com o treinamento constante e permanente de sua equipe e acima de tudo, possui um conhecimento gerencial mais focado no estratégico da empresa.

Hoje, o franqueado vem com o conhecimento adquirido sobre o negócio que vai empreender, conversa com outros franqueados da rede e tira sua conclusão; não é mais aventureiro. Ele realmente conhece a teoria e a prática do sistema.

O novo franqueado tem literalmente o “pé no chão” e não se deixa iludir por promessas enganosas. Por fim, muitos franqueados consultam profissionais especializados para suportá-los nas tomadas de decisão.

Atualmente percebe-se que os jovens estão procurando cada vez mais empreender e o franchising é uma excelente forma de respaldar com menos risco estes empreendedores.

Como característica principal desse público jovem que pretende se tornar franqueado é o interesse em novas tecnologias e interação, o que desperta grande diferencial competitivo.

Além dos jovens, as mulheres estão assumindo posições e participações crescentes em todos os setores da economia e não poderia ser diferente com o franchising. Por serem mais disciplinadas e focadas, elas estão cada vez mais galgando espaços nas unidades franqueadas e nas gestões dos franqueadores.

No mercado atual está bem presente também o “franqueado profissional” quem tem como base de seu negócio, a gestão de unidades franqueadas de uma ou diversas marcas, formando um pool de franquias. Este “franqueado profissional” está em busca constante de aprimorar e aperfeiçoar a sua gestão, através da troca de experiência com os franqueadores das marcas, as quais ele é franqueado. Ele busca negócios que possuam alta rentabilidade e retorno financeiro entre 24 a 36 meses. Independente da questão financeira, é importante que a franquia lhe proporcione contínua capacitação profissional, reconhecimento do trabalho, valorização e satisfação pessoal.

Como conclusão é possível afirmar que a escolha do franqueado é uma das etapas mais importantes de todo o processo do franchising.

O franqueado representará a sua marca na unidade franqueada, adquirirá segredos da operação, terá conhecimento de produtos e todos os outros fatores que regem a relação.

Portanto, o franqueador há que se prevenir para aprovar um franqueado com um excelente perfil, caso tenha real interesse em tornar sua marca perene.

GSPP

GSPP

Consultoria de varejo, serviços e desenvolvimento de redes de franchising; comercialização, gestão, formatação e Aceleradora de franquias.

Todos os Posts

Deixe seu comentário

Quer receber todas as nossas Novidades?

Deixe seu e-mail, entre para nossa lista vip, e receba tudo sobre franchising diretamente no seu e-mail.