fbpx

A importância do Inbound Marketing para a sua empresa

O inbound marketing é um assunto no qual toda a empresa precisa trabalhar, mas você sabe o que este termo significa e a importância para a sua empresa?

O inbound marketing ou marketing de atração tem como objetivo atrair a atenção dos consumidores, através de um conteúdo útil e relevante. Útil resolvendo alguma dúvida, e relevante chamando a atenção dos consumidores.

O caminho que o consumidor deve seguir não é mais aquele, onde a pessoa está procurando algo de seu interesse e, de repente, surge uma página com uma propaganda enorme de uma outra marca. Um exemplo de rápida identificação são aquelas propagandas que aparecem no início dos vídeos do Youtube, e que na maioria das vezes, senão todas, apertamos o botão “pular anúncio” sem nenhuma cerimônia.

A ideia do inbound marketing é que você atraia os seus consumidores, através da geração de um conteúdo de qualidade, tornando-os engajados com a sua marca. Vale atentar que tal estratégia não tem como objetivo a venda direta no momento que você divulga o conteúdo, mas sim na fidelização do consumidor para que em um futuro próximo, ou havendo a oportunidade, ele compre da sua marca e fique com uma percepção positiva, podendo inclusive recomendar para outros.

Um termo já definido há alguns anos, pelo Hubspot, uma das maiores plataformas de marketing para internet, é um funil de venda com os seguintes passos: atrair, converter, fechar e o que é mais importante, encantar.

A atração pode ser feita através da produção de conteúdo para blogs, vídeos e utilização de redes sociais, por exemplo. A partir do momento que essa primeira barreira é alcançada, que o público já está interagindo com o seu conteúdo, é o momento de converter, ou seja transformá-las em leads, em contatos. Desta forma, você conhece melhor o seu consumidor. A conversão pode ser feita através de landing pages e formulários. Depois de convertido, chegou o momento de qualificar os seus leads para aqueles que tenham potencial de fechar negócios.

Neste momento é importante, manter o relacionamento com o cliente, e nada como um crm para este controle, nutrindo estes leads com conteúdo que sejam do interesse de cada um deles.

Por fim, após ter entendido o seu consumidor, do tipo de conteúdo ou produto que ele goste, é o momento de encantar, a ponto que seus consumidores sejam embaixadores da sua marca e recomendem ela para outras pessoas.

Então não se esqueçam, inbound marketing é uma estratégia de marketing que visa atrair o público e convertê-lo em clientes e admiradores da sua marca.

Espero que tenha gostado,

Equipe GSPP

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *