fbpx

Black Friday 2018: como se preparar?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Fique por dentro de Tudo que acontece no GSPP

Um dos eventos mais comemorados em vários setores do varejo, e-commerce e, claro, das franquias, vem aí. Só para você ter uma ideia, de 2016 para 2017 o evento aumentou 14%, o que corresponde mais de R$ 2,1 bilhões para a economia. No e-commerce, por exemplo, o crescimento em 2017 chegou a 13%. Para 2018 a grande expectativa é que haja aumento de 16% nas vendas, o que significa quase R$ 3 bilhões.

De olho nisso, alguns cuidados são importantes:

Ofereça só o que puder vender: Se tem algo que faz com que você perca consumidores é prometer algo e não cumprir. O resultado? Uma espécie de overbooking das vendas que pode levar o nome da sua marca para a lista negra da Black Friday. Então, antes de fechar o que a sua franquia vai vender, confira se a quantidade condiz com o que tem em estoque!

Entregue com a mesma rapidez de sempre: Sabemos que você receberá muitos pedidos, mas, é importante honrar com a mesma qualidade de sempre e entregar tudo até a data prometida. Quer uma dica? Se puder contar com a ajuda de uma equipe extra para surpreender o cliente e entregar a mercadoria em poucos dias, não hesite em contratar para fidelizar o consumidor.

Lance promoções imperdíveis: A Black Friday existe para pegar aquele consumidor pelas mãos e encantá-lo com preços irrecusáveis. Para que isso dê certo, pense seriamente em ações de marketing pré-evento. Ou seja, comece a lançar pitadas do que vem pela frente, com algumas dicas para as pessoas se programarem e ficarem com aquela informação na cabeça. Use as redes sociais para isso, elas são ótimas aliadas em ocasiões como essas!

Tenha um canal de atendimento eficaz: Outro detalhe superimportante é a comunicação com o cliente. Na Black Friday, por exemplo, ele pode ter dúvidas ou reclamações e vai sentir a necessidade de falar com a sua empresa. O ideal é que você tenha um bom canal de atendimento ou, se possível, vários canais. E aqui vale de tudo: e-mail, telefone, chat, WhatsApp, Messenger e por aí vai. Deixe uma equipe de prontidão para que o cliente não se sinta menos importante ou desvalorizado.

Quanto mais atenção e acompanhamento você tiver nas suas vendas, mais chances sua franquia tem de conquistar o consumidor e ter um ótimo retorno.

Fonte: Matéria escrita por Mércia Vergili e publicada no período de 10 a 12/11/2018, na coluna “Palavra do especialista” do Diário comércio indústria & serviços.

GSPP

GSPP

Consultoria de varejo, serviços e desenvolvimento de redes de franchising; comercialização, gestão, formatação e Aceleradora de franquias.

Todos os Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber todas as nossas Novidades?

Deixe seu e-mail, entre para nossa lista vip, e receba tudo sobre franchising diretamente no seu e-mail.