fbpx

10 mitos sobre franchising, esteja preparado para não cometer erros

Confira 10 mitos sobre franchising e esteja preparado para não cometer erros ao investir nesse negócio

 

Administração:

Gerenciar uma unidade franqueada dá pouco trabalho:

Não, não é verdade. Uma franquia tem processos pré-definidos, é um negócio já testado e aprovado, mas mesmo assim, como todo negócio, dá muito trabalho.
E no começo, o franqueado irá trabalhar muito mais do que se fosse empregado, se faz necessário muitas vezes colocar a mão na massa de verdade, então esteja disposto a vestir a camisa de sua franquia.

Supervisão:

A consultoria de campo é apenas uma forma de o franqueador controlar as atividades de seus franqueados.

Quando um negócio vira franquia, presumimos que seus processos já deram certo e estão definidos , sendo assim, não se discute ou negocia as normas propostas pela franqueadora.
A supervisão existe para identificar e corrigir possíveis falhas na padronização ou processos na atuação do franqueado.
É de suma importância que o franqueado tenha consciência que deve ouvir as orientações do franqueado. Lembre-se, eles já sabem o que dá e o que não deu certo. Não tente reinventar a roda.

Retorno :

Os investimentos em franquia têm retorno rápido e garantido;

Nenhum negócio no mundo tem garantia de retorno, mas é evidente que as franquias são um investimento mais seguro do que negócios começando do zero.

Se tratando do retorno, é necessário que o franqueado saiba exatamente o prazo de retorno do investimento proposto pela franqueadora e junto a um profissional da área, avaliar o estudo de viabilidade de franquia e ver se a expectativa proposta pela franqueadora faz sentido.

Rede:

Não é necessário manter contato com outros pontos da rede além do franqueador;

Fazer contato com outros franqueados da rede é essencial. Lembre-se, eles já passaram pelo que você pretende passar e com certeza tem muita experiência para compartilhar.
A franqueadora naturalmente só diz as coisas boas da marca, então conversar com ex franqueado e franqueado, ajuda a descobrir os verdadeiros pontos fortes e pontos fracos do investimento.

Orientação:

Um manual de operações é suficiente para orientar o franqueado;

Não é bem assim. Na verdade é função da franquia enviar diversos manuais ao franqueado.
Entre eles, manual de operação, manual de uso da marca e tudo mais que for necessário para operar o negócio.

Perfil:

Qualquer pessoa pode se tornar um franqueado;

Ter uma franquia é diferente de ser um empregado ou de ser proprietário de um negócio comum, é necessário saber se você corresponde ao perfil da marca e seguir os padrões criados pelo franqueador. O franqueado é que deve se adequar a franquia e não o contrário.
Uma coisa é certa, aqui no GSPP, nós temos a franquia que encaixa no seu perfil, seja ele qual for.

Risco:

Franquia é um negócio de baixo risco;

É uma meia verdade. Quando comparado a negócios tradicionais, a franquia realmente é um negócio com risco inferior, mas isso não significa que ele não existe. Para o negócio dar certo, é necessário que o franqueado vista a camisa e siga à risca os processos pré-definidos pela franqueadora.

Marca :

Basta uma marca forte para garantir o sucesso de uma franquia;

A concorrência nunca dorme. Se o dono de uma marca, por mais forte que ela seja, não estiver atento às novidades de mercado e estiver sempre apresentando inovações, ela pode quebrar. Por mais que uma marca reconhecida traga segurança, é necessário saber sobre a expertise dela como franqueadora.

O sistema de franquias é totalmente diferente de abrir uma empresa, então pode ser mais vantajoso abrir uma franquia já consagrada no ramo franchising do que uma grande marca inexperiente no meio.

 

Contratos:

Tenho condições de avaliar um contrato sozinho, sem o auxílio de um advogado;

Um contrato depois de assinado, não tem volta. Contar com um profissional especializado no assunto para esclarecer todas questões do contrato e entender muito bem qual as pautas propostas pelo franqueador faz toda a diferença. Geralmente, essas transações são de valores altos, não faz sentido querer economizar com um assunto de suma importância.

Taxa:

Conheço bem todas as taxas cobradas pelo franqueador.

Você sabe o que é circular de oferta de franquia? Taxa de propaganda? Royalties?
É necessário estar atento a essas informações e verificar o seu peso na lucratividade do negócio.
Novamente, contar com profissionais na área faz toda a diferença.

Após essa leitura, fica evidente que o investimento em franquias é sem dúvidas uma ótima opção  e como todo negócio, é importante se informar e estar cercado dos melhores profissionais da área.
O GSPP tem orgulho de há mais de 20 anos ser referência no mercado franchising e já ter vendido mais de 1000 franquias ao longo de sua história.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *