fbpx

Franquia Home Office, é preciso ter muita disciplina

Com toda a mudança tecnológica que vem acontecendo no mundo, não seria diferente no mundo do franchising, franquias que oferecem o trabalho home office. Afinal, existe algo mais confortável do que trabalhar na sua própria casa?

É certo que muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio e principalmente trabalhar de casa, mas se enganam aqueles que acham ser algo menos trabalhoso. É preciso ter dedicação, organização e ser muito disciplinado para que o negócio engrene, trazendo resultados positivos.

Normalmente, as franquias home-based têm um investimento inicial mais acessível, pois estas contam com uma economia significativa, uma vez que não são englobados custos como aluguéis, funcionários, custos de deslocamentos, enxugando assim a estruturação do negócio.

O empreendedor precisa estar atento as peculiaridades do setor, já que o mesmo, terá que conciliar partes administrativas e operacionais em sua casa.

A nossa especialista em franquias do GSPP, Mércia Virgili, traçou o perfil ideal para o franqueado indicado para esse tipo de negócio. Ela defende que o empresário deve ter em mente que ele será seu próprio chefe, devendo exigir a si mesmo o resultado do seu trabalho. Como dito, anteriormente, é preciso muita disciplina e organização para atingir a meta esperada. O grande desafio é estabelecer uma rotina diária, através de uma organização que faça o empreendedor ter foco e estar concentrado em suas tarefas e entregas.

Mércia ainda defende pontos importantes que devam ser considerados ao se ter uma franquia home-office. Não só uma franquia home-office, como qualquer outro negócio que se queira investir. “Não é nem um pouco aconselhável, o empreendedor entrar em um negócio com o investimento total de seu capital, é preciso ter uma margem extra para qualquer imprevisto. O ponto positivo, ao se investir em uma franquia, é a vantagem ter todo o suporte do franqueador, além de oferecer um modelo já estruturado, para que o empreendedor foque na operação e nas vendas”.

Optando por um modelo de franquia home-office, o franqueado precisa estar sempre atento à importância do Break Even, a preocupação deve ser constante quanto a saúde financeira do negócio. Normalmente, o modelo de franquia home-based é oferecido por microfranquias, ou seja, redes com baixo investimento. Por se tratar de uma estrutura consolidada e mais segura, o modelo de microfranquia home-office, atraiu negócios de diferentes nichos de mercado, com diferentes investimentos e valores. A nossa especialista orienta, “entre alguns cuidados ao investir em franquias de baixo custo, é constar capital de giro, em caso de a franquia não atingir o ponto de equilíbrio no primeiro momento”.

Para Mércia, a afinidade com a escolha do segmento é primordial, já que o empreendedor precisara ser versátil, cuidando de toda parte operacional, administrativa, de marketing e financeira, sendo o grande operador.

As dicas da nossa especialista para quem escolher este tipo de franquia é

1. Não criar expectativas de retornos altos, principalmente por se tratar de investimentos baixos;

2. Alinhar as expectativas, pois será preciso muito trabalho até ajustar todo o negócio;

3. Esteja preparado para os meses de retornos positivos e negativos, ter seu próprio negócio pode não gerar renda todos os meses, fique atento as sazonalidades;

4. Encontre redes de franquia organizadas e preparadas para dar todo o suporte necessário para o franqueado.

 

Fonte: matéria publicada em 13/06/2019 no site Universo Franchising

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *