fbpx

Interior do país se torna oportunidade para as marcas

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Fique por dentro de Tudo que acontece no GSPP

Empreendedores que buscam montar seu próprio negócio no interior do país, tem uma chance maior de crescimento e expansão do que nas capitais, por faltar oportunidades, além disso tem outros privilégios como o de conseguir morar no mesmo local do empreendimento e mobilidade de locomoção com fácil acesso as proximidades.

Podemos dizer que a paralisação dos caminhoneiros em maio desse ano foi um divisor de águas com relação a falta de atenção que o restante do país dá para cidades do interior.

Sentimos na pele e no bolso o impacto de alguns dias sem abastecimento de combustível, que por consequência, nos deixou sem insumos básicos vindos de pequenos produtores. Mas em que momento vamos perceber que o interior não é mais apenas uma cidade pequena e sim um nicho de grandes oportunidades?

Segundo um levantamento feito pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, 48,2% das franquias estão localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes. Já outro estudo, realizado pelo Sebrae, mostrou que o consumo fora das capitais equivale a 38% do total de consumo do país, mesmo assim as grandes marcas não dão a devida atenção para esse setor tendendo a investir em cidades mais desenvolvidas.

A população desses pequenos centros, por não ter fácil acesso a aeroportos e quando há são poucos vôos disponíveis, acabam preferindo investir seu tempo em lazer e conforto com empresas locais porque a compra de itens por internet também não é vantajosa, o frete e tempo de entrega são sempre absurdos. Outro ponto a ser observado é que as cidades de interior têm uma estrutura social muito mais unificada, mas por outro lado oferecem menor resistência à entrada de novos investidores ou pessoas engajadas com a melhoria da economia local, tendo como principais clientes, na maior parte, famílias de classe média alta que por carência de maiores opções locais se tornam clientes fiéis e investidores em potencial.

Por mais que o custo de vida seja menor e a qualidade de vida maior, temos que entender que os padrões desses locais são diferentes a nossa visão de grandes metrópoles, tendo que nos adaptar a cultura local sempre. A presença de franquias já atingiu 42% dessas cidades em todo o território nacional, então o tempo para investir é agora para aqueles que realmente querem atingir a liderança se tornando referência e destaque nos negócios do interior.

O tempo em que cidades pequenas eram formadas apenas por um mercado, uma igreja e dezenas de fazendas com produções agrícolas reduzidas se encerrou, hoje em dia nós temos que tratar esses locais com a mesma grandiosidade e cuidado que temos com os grandes centros.

GSPP

GSPP

Consultoria de varejo, serviços e desenvolvimento de redes de franchising; comercialização, gestão, formatação e Aceleradora de franquias.

Todos os Posts

Deixe seu comentário

Quer receber todas as nossas Novidades?

Deixe seu e-mail, entre para nossa lista vip, e receba tudo sobre franchising diretamente no seu e-mail.