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O franqueado ideal para o seu negócio

Muitos empreendedores sonham em transformar sua marca em uma franquia de sucesso com centenas de lojas espalhadas Brasil à fora.

Mas do que vale mais, a quantidade ou a qualidade? Afinal, uma franquia nada mais é que um modelo de negócio desenvolvido para ser facilmente replicado em diferentes locais com um formato reconhecido e bem-sucedido.

Um aspecto importante na etapa da formatação da franquia que é, comumente, esquecido pelos empreendedores, é a definição do perfil do franqueado. Já parou para pensar que essa pessoa representará a sua marca?

Acredito que agora você esteja entendendo um pouco mais a importância de traçar o perfil ideal do seu franqueado, no momento da formatação da sua marca.

Não basta ter, apenas, capital para investimento. O franqueado precisa ter claro em sua mente os processos, habilidades, disponibilidade e experiência para gerir o negócio. Sem estes requisitos, o franqueado poderia prejudicar a si mesmo, e ainda pior, acabar prejudicando toda a marca.

Aqui vai um passo a passo com os principais pontos a serem considerados ao selecionar um candidato para ser seu franqueado:

1. Conhecimento completo do negócio: ponto imprescindível ao selecionar um franqueado. O mesmo deve ter conhecimento completo no mercado em que vai atuar, estando imerso na operação. O perfil do candidato precisa estar alinhado com perfil da marca, afinal, esta pessoa irá representar a sua marca e irá vender a mesma para terceiros. Por exemplo: já imaginou uma pessoa que leva um estilo de vida completamente saudável ter uma franquia de hamburgueria? Ou ela estaria mais feliz com uma franquia de alimentação saudável?

2. Bom gestor: por mais que uma franquia já tenha todos os processos, marca e produtos definidos, o franqueado precisará gerir o negócio com o objetivo de expandir de maneira saudável, sem comprometer seu fluxo de caixa, tendo total conhecimento no controle de custos e receitas.

3. Disciplina: se tem uma característica que ajuda no sucesso de qualquer pessoa, seja o ramo que ela esteja trabalhando, é a disciplina. Um bom franqueado necessita ser disciplinado, gerindo seu tempo da melhor maneira, focando no que realmente importa e sempre cumprindo aquilo que foi planejado.

4. Dedicação e trabalho duro: não existe virtude melhor que essa para atingir o sucesso, é preciso se empenhar naquilo que faz, de ter orgulho e trabalhar com vontade, mas para essa soma ser resultado de sucesso, o franqueado precisa amar aquilo que faz. Sem contar que os desafios aparecem de maneira mais descontraída, e você consegue encarar de um jeito positivo. Tudo fica mais fácil.

5. Bom relacionamento interpessoal: este é um ponto de extrema importância para o perfil do franqueado, afinal, um relacionamento interpessoal positivo contribui para um bom ambiente de trabalho, resultando no aumento da produtividade.

6. Liderança: ao se tornar o franqueado de uma marca, o empreendedor vira um líder. O mesmo lidará, constantemente, com pessoas em seu dia a dia, sejam elas funcionários, clientes ou até mesmo a franqueadora. Para isso, é preciso ser um bom observador, ter empatia, conhecimento, ser um bom ouvinte, comunicar-se bem, ser confiante, humilde e saber distribuir tarefas, características estas de um bom líder.

Agora que você já sabe as principais características a serem consideradas para o perfil do seu franqueado, lembre-se da importância da qualidade acima da quantidade. Afinal, este será um fator importante para o sucesso da sua marca.

Procure uma consultoria especializada em formatação e comercialização de franquias para te auxiliar da melhor maneira, orientando a traçar o perfil ideal do seu franqueado, assim como prospectá-lo.

O GSPP é referência no mercado de franchising, através da comercialização, gestão e formatação de franquias. Procure por um de nossos profissionais.

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