fbpx

Olhando estradas e interior, Giraffas lança lojas em containers

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Fique por dentro de Tudo que acontece no GSPP

Rede inaugurou três novos modelos de franquia, todos em ambientes portáteis. O objetivo é entregar franquias de forma mais ágil e com menos custos

São Paulo – A rede de fast food e pratos Giraffas possui centenas de unidades em operação. Mesmo assim, o negócio quer expandir sua capilaridade em cidades menores, mas com grande potencial econômico. Por isso, a rede inaugurou três novos modelos de franquia que funcionam por meio de containers.

O lançamento do formato, chamado de Giraffas Container, veio com o trabalho de descobrir novas localizações, o que já rendeu restaurantes da marca em aeroportos e rodoviárias.

“Vimos que cidades de médio porte do interior e estradas podem ser regiões interessantes para nossa expansão, especialmente as que performam bem economicamente, como as ligadas ao agronegócio. A ideia do container caiu como uma luva para isso”, afirma Cláudio Miccieli, diretor de gestão do Giraffas.

Isso porque os containers facilitam a implantação do modelo – a unidade já chega quase pronto, bastando apenas ter um terreno adequado e realizar integração com o sistema de água e energia do local escolhido. Enquanto a implantação de um container leva 45 dias, a implantação de uma loja tradicional é de 120 dias – cerca de um terço do tempo.

Cidades maiores poderão receber o modelo, desde que o ponto comercial favoreça o formato de container, como em postos de gasolina.

“O preço e a rapidez incentivam o modelo, mas a dificuldade é achar o local. Em uma cidade grande, não é tão fácil achar terrenos planos, bem localizados e disponíveis”, diz Miccieli. Outros negócios de alimentação, como as hamburguerias Madero, já apostaram no formato.

Cada container da rede de fast food possui 30 m², excluindo o espaço necessário para acessos e jardinagem.

O Giraffas Container terá três modelos diferentes. O Fun terá um ou dois containers, com uma área de até 60 m², e cardápio reduzido. O Light terá quatro containers, com uma área de 120 m², com a possibilidade de escolher entre um cardápio reduzido ou convencional. Por fim, o modelo Full terá até seis containers, com uma área de 180 m², e o cardápio convencional do Giraffas.

Além dos containers, o franqueado poderá incluir um deck externo e ampliar sua possibilidade de atender clientes.

O cardápio reduzido terá todas as linhas trabalhadas pelo Giraffas, mas com menos opções para otimizar a armazenagem e a produção. Por exemplo, a seção de carnes pode contar apenas com o corte de picanha, descartando o bife ancho. Mas também haverá novidades, como uma linha de sorvetes artesanais.

O investimento inicial do Giraffas Container é similar ao da loja de shopping e será menor do que o visto em uma loja de rua tradicional. O aporte será de 550 mil reais, incluindo taxa de franquia e instalação do modelo Full, com prazo de retorno de 36 meses. Na loja de rua, o aporte é de 650 mil reais. O faturamento médio de uma unidade é de 150 mil reais por mês, com lucratividade média de 10 a 15%.

Atualmente, o Giraffas possui comercializadas duas unidades no modelo Light a serem abertas em junho nas cidades de Cristalina e Posse, em Goiás, com capacidade para 60 lugares sentados (exclui comer em pé ou levar comida para casa, por exemplo). A expectativa é chegar a 12 unidades nos próximos doze meses, com negociações nos estados de Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo.

De acordo com o diretor de gestão do Giraffas, o franqueado ideal não é aquele com experiência prévia em alimentação, e sim o que “coloca a barriga no balcão”. “A experiência no ramo é conosco. Queremos alguém que esteja na operação, com tempo e dinheiro para se dedicar ao negócio.”

O Giraffas possui 38 anos de história (28 deles como franqueadora) e 400 unidades em operação. A expectativa de faturamento anual é de 790 milhões de reais.

 

Matéria Publicada pela revista Exame em 27/04/2018 – Direitos Reservados

GSPP

GSPP

Consultoria de varejo, serviços e desenvolvimento de redes de franchising; comercialização, gestão, formatação e Aceleradora de franquias.

Todos os Posts

Deixe seu comentário

Quer receber todas as nossas Novidades?

Deixe seu e-mail, entre para nossa lista vip, e receba tudo sobre franchising diretamente no seu e-mail.