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Vendas de Natal: prepare o seu varejo para a melhor data comercial do anoLeitura: 4 minutos

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Vendas de Natal

O Natal se aproxima e com ele a possibilidade de vender muito. Trata-se da melhor data comercial do ano e, para aproveitar essa oportunidade, o seu varejo precisa estar preparado.

É claro que essa época por si só já é vantajosa. Nesse período, os clientes estão mais propensos a novas compras e o desejo de presentear familiares e amigos facilita as vendas de Natal. É importante frisar que, para elas acontecerem, é preciso a atuação ativa da sua empresa.

Como esse é um período bastante atribulado, seguem algumas dicas que podem te ajudar a preparar o seu varejo para a época natalina. 

Invista em atendimento de qualidade

Para garantir boas vendas de Natal, é preciso atender bem o cliente e ouvir o que ele deseja comprar. Para isso, você precisa investir no treinamento da sua equipe de vendas: ela deve estar preparada para receber os clientes com atenção e mostrar o mix de produtos da loja. É importante, também, pensar na estratégia de que é mais vantajoso aumentar o ticket médio de uma venda do que atender vários clientes ao mesmo tempo. 

Aposte em atrações para a loja

Investir na decoração da sua loja é um ótimo atrativo para as vendas de Natal. Tudo o que é novidade desperta a curiosidade dos clientes. Além da decoração natalina, você também pode apostar em outras atrações de acordo com o seu segmento. Por exemplo: seu público teria interesse em música ao vivo? Em um Papai Noel recebendo os clientes? De que outras maneiras você conseguiria atrair a clientela para a loja? 

Outro ponto para o qual você precisa dar atenção é a experiência de compra que o cliente terá na sua loja. Use aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequados ao seu segmento. O objetivo é fazer com que seus clientes se sintam bem e, consequentemente, mais propensos a comprar.

A organização da loja também merece atenção. Disponha produtos complementares próximos, como sapatos, meias, carteiras e cintos. Isso estimula o cliente a levar outros produtos.

Ofereça promoções

Todo mundo adora promoção!! Descontos progressivos, por exemplo, são uma boa opção: 10% de desconto na compra de 01 produto; 20% de desconto na compra de 02  produtos e 30% de desconto na compra de 03 produtos e assim sucessivamente. Esse é apenas um dos diversos gatilhos mentais que você pode usar para estimular o cliente a comprar mais.

Outra possibilidade são os combos do tipo “compre um e ganhe outro”. Também podem ser ofertados kits prontos, já com embalagens de presente.

Sempre que possível, ofereça algum mimo ao cliente, um brinde. Os clientes que compram para presentear vão adorar ser lembrados por você e terão mais empatia com a sua loja. Isso resulta em relacionamento de longo prazo.

Mas, lembre-se: antes de definir qualquer tipo de promoção, é fundamental analisar os dados da sua empresa. Por exemplo, quais produtos têm mais e menos saída, quais produtos você tem mais margem para reduzir o preço, como está o seu estoque etc.

Facilite a forma de pagamento

Uma das melhores maneiras de garantir mais vendas no Natal é disponibilizar diversas formas de pagamentos, sempre considerando aquelas que mais atraem os clientes. O parcelamento sem juros, por exemplo, é o mais querido dos consumidores. 

Compreenda os gatilhos mentais que ativam a necessidade de compra do seu cliente e tenha mais chances de aumentar as vendas de Natal e o lucro da sua empresa. 

No mais, é fundamental que você considere o histórico de vendas antes de tomar qualquer decisão. Consulte o sistema de gestão da sua empresa e verifique a possibilidade de oferecer essas formas de pagamento diferenciadas para o Natal.

Trabalhe o pós-venda

Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas de Natal é vender para quem já é seu cliente e já conhece a sua empresa. Para isso, é claro, você precisa ter os dados dos seus clientes.

Por isso, o cadastro é super importante. Neste documento é importante conter dados, como nome, telefone, e-mail, data de aniversário e produtos que ele costuma comprar com frequência. Para fins de organização e armazenamento desses dados, um sistema de gestão deve ser considerado.

Outro fator imprescindível é a comunicação com o cliente. Mantenha contato por telefone, e-mail ou WhatsApp, conte as novidades da loja, fale o que sua empresa está preparando para o Natal e as ofertas que ele poderá encontrar. Essas são boas formas de cultivar o relacionamento, engajar o cliente e garantir vendas futuras.

Por Marcelle Martins

GSPP

GSPP

Consultoria de varejo, serviços e desenvolvimento de redes de franchising; comercialização, gestão, formatação e Aceleradora de franquias.

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