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Procura-se um candidato de franquia

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A melhor forma de se começar um negócio é com uma franquia!

Segundo dados coletados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$ 186.755 bilhões em 2019!

Há muitas redes de franquias que estão à procura de empreendedores por diversas partes do país.

Então, você empreendedor, existem muitas oportunidades!

Para ser franqueado, é necessário passar por um processo de seleção, uma análise de perfil, para entender ser as suas características são compatíveis com as previstas para se operar o negócio. 

Mas o que se espera em um candidato de franquia?

Algumas características são primordiais em qualquer franquia, enquanto outras são singulares para algumas áreas.

André Luís Soares Pereira, sócio-fundador do Grupo Soares Pereira & Papera e membro da comissão de fornecedores da ABF, explica que uma das características primordiais de um franqueado é o espírito empreendedor.

Além disso, é de extrema importância ter habilidade para lidar com outras pessoas.

“O franqueado precisa ter um espírito de liderança, de saber lidar não só com a equipe interna, seus colaboradores, como com a equipe externa também, que são os seus clientes.

Saber se relacionar, construir pontes”, ressalta.

Quando a comunicação com os colaboradores e cliente é boa, as chances de ter um bom negócio de sucesso aumentam.

André também destaca outra característica importante, que ele define como estar “disposto a colocar a barriga no balcão”.

Isso quer dizer que você, como empreendedor, precisa estar disposto a se dedicar ao seu negócio.

Muitas pessoas acreditam fielmente que basta adquirir uma franquia e deixar o dia a dia nas mãos dos colaboradores, mas isso não é uma realidade.

O franqueado na maioria das vezes precisa estar disposto a trabalhar duro!

Em determinados momentos, você pode precisar, por exemplo, fazer atendimentos, ir atrás de suprimentos ou trabalhar horas a mais em um dia ou no final de semana, tudo para garantir que o seu negócio vá bem!

Algumas características que as marcas procuram em um franqueado, são:

  • Noção de administração de negócios;
  • Saber seguir regras, padrões e as orientações da franqueadora
  • Ter afinidade com o ramo que deseja investir;
  • Ter o capital necessário para investir;
  • Ter tempo para se dedicar ao negócio.

Para identificar o candidato ideal, as redes realizam entrevistas e reuniões presenciais.

“Muitas fazem testes psicovocacionais, outras fazem teste drive mesmo, colocam o candidato na ponta da venda para ver como ele se comporta com os colaboradores, com os consumidores, se ele bota a mão na massa mesmo ou não.

Depois disso, a rede vai analisar os documentos e também quem vai efetivamente operar essa franquia, e se esse candidato tem ou não uma atitude varejista”, explica Pereira.

Pode ser que haja apenas uma chance de impressionar a franqueadora e conquistar a oportunidade de ter o negócio dos seus sonhos.

Por isso, se prepare muito bem para a entrevista e demonstre o seu entusiasmo com o negócio.

“O candidato tem que mostrar que está apto a enfrentar novos desafios.

Então, ele tem que ser, além de tudo o que foi dito, muito proativo para a marca aceitá-lo e ver que realmente tem o que chamamos de ‘sangue nos olhos’”, aconselha André.

Antes de investir, conheça bem a marca!

 Se a franquia e você compartilham valores semelhantes, é uma ótima ideia fechar o contrato!

Mas, para que isso seja feito com segurança, é bom que você faça uma análise do perfil daquela empresa.

Analise como está a marca no mercado, fale com franqueados e ex-franqueados, estude o potencial de crescimento da marca e sua capacidade de inovação.

“Faça um acompanhamento efetivo da franquia, acompanhe durante um período o que acontece com essa operação.

E depois, avalie também como é a gestão, se essa marca tem uma gestão participativa junto aos franqueados dela ou não”, orienta André.

Afinal, para que tudo ocorra bem, é importante que ambas as partes estejam alinhadas quanto aos seus objetivos.

Fonte: matéria publicada em 25/05/2020 no site Portal do Franchising

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Consultoria de varejo, serviços e desenvolvimento de redes de franchising; comercialização, gestão, formatação e Aceleradora de franquias.

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